quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sonhando a saúde de um Poodle (parte 5)

É hora de falar de vacinação, que é, sem dúvida o cuidado mais importante tanto para o filhote, quanto para um cão adulto. Os animais devem ser imunizados antes de começar a frequentar as ruas. Existem muitas doenças virais que podem atacar os cães e são causadoras de um grande número de mortes, principalmente nos filhotes. Pedi denovo um help da galera da Web Animal (valeu aí a força), e eles me indicaram o seguinte:
  • Para ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarreia, e previamente vermifugado. Se isso não for observado, pode ocorrer falha vacinal, ou seja, o organismo não responder plenamente à vacinação.
  • As vacinas que seu cão deve receber e intervalos entre as doses devem ficar a critério do veterinário que irá cuidar de seu animal. As vacinas múltipla (V8 ou V10) e anti rábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação.
Eu mesma fiz questão de preparar uma tabela de vacinação para filhotes. Vejam:
Cães adultos que nunca foram vacinados ou filhotes que já passaram da época de vacinação devem receber 2 doses de vacina múltipla (intervalo de 21 dias entre elas) e 1 dose de vacina anti rábica . Isso também vale para cães de procedência desconhecida, quando não se tem conhecimento ou certeza sobre o histórico de
vacinação.
Além dessas vacinas, existe a imunização contra a leishmaniose ou calazar, uma importante zoonose (doença que pode ser transmitida ao homem pelo animal). Essa vacina é aplicada em regiões onde a doença é comum e deve ser antecedida de exames para detectar se o cão já tem a doença.
Não se deve vacinar filhotes com menos de 45 dias de idade, a menos que a cadela nunca tenha sido vacinada, pois as vacinas podem ser inativadas pelos anticorpos passados da mãe para a cria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário